terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Nem tudo é mar de Rosas - Parte 3

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015
Oi gente, tudo bem?

Bom, achei que nao iriamos mais continuar o post "Nem tudo eh mar de rosas", porem recentemente algumas informacoes sobre Winnipeg vieram a tona na media, algumas de forma exagerada, outras inventadas mesmo...enfim, nao teriamos como colocar nossa opiniao aqui afinal estamos aqui a menos de um ano, ainda estamos criando nossas proprias opinioes sobre a Cidade, porem gostariamos de compartilhar com voces essas noticias. Lembrando que boatos em geral assim como noticias devem ser filtradas, e nao encaradas como verdade absoluta.

Aqui também tem gente idiota :[
Na Macleans Magazine, uma revista que meu professor de ingles sempre disse ser bem conceituada aqui no Canada, publicou uma reportagem sobre a questao dos winnipeggers serem racistas. Bom, acredito que os brasileiros que estao a mais tempo morando aqui podem dizer melhor que nos, porem nunca vimos ou presenciamos nenhum ato de discriminacao entre as pessoas que vivem aqui, muito menos sofremos pelo fato de sermos estrangeiros. A Global News mostrou o que o povo acha disso, alem do Metro ter mostrado a reacao do prefeito da cidade sobre este artigo publicado.

Se voces quiserem entender um pouco mais sobre a historia do Canada, principalmente da questao dos nativos e o que aconteceu com eles no passado aqui, "Where the Spirit Lives" (1989) eh um bom filme para entender um pouco mais sobre esse assunto. Eu assisti no proprio language training centre da RRC e meu proprio professor que eh canadense achou que deveriamos assistir, uma vez que nao somos daqui. Sendo assim, super recomendo!!!

O Igor tambem achou um video muito interessante sobre pessoas pobres aqui em winnipeg, que esta no youtube chamado Day to Day: stories of Winnipeg's working poor. Caso tenham interesse ainda neste tema.

Outro assunto que veio na mídia recentemente e que ate meu  professor comentou em sala, foi sobre o caso relacionado a ex president do College (e o uso indevido de recursos) em que você pode encontrar mais informacoes no link a seguir CBC News e foi divulgado também um documento da Red River que achei interessante em compartilhar caso tenham curiosidade tambem sobre este assunto - Review of Specific Financial and Human Resource Pratices at RRC. Nao quero entrar nos detalhes, pois tudo que sei foi o que saiu na midia e o que meu professor falou, mas indico os links somente para que voces fiquem por dentro tambem.

Lá em cima do piano tinha um copo de veneno,quem bebeu morreu...
     Por fim, muitas pessoas nos perguntam sobre a questão da violencia, a relação com o North End, das gangues, se é seguro ou não...bom, tudo que sabemos, já compartilhamos com vocês em videos  (como por exemplo no vídeo mais recente sobre bairros) e o que eventualmente sai na mídia. 
     O que temos a dizer eh que a violência em Winnipeg nunca vai se comparar com a violência de nenhuma cidade de mesmo porte do Brasil, por exemplo. Independente do bairro, da cidade, do pais, no Canada você vai encontrar pessoas boas e ruins, pessoas racistas e nao racistas, pessoas ricas e pobres, pessoas de ma índole e honestas....aqui eh um pais de imigrantes e um mix de culturas, assim como o Brasil...pessoas tem suas personalidades independentemente da sua cultura, então eh difícil dizer...o que sabemos eh que aqui tem problemas sim como em qualquer lugar do mundo.
     A parte Norte e Centro da Cidade podem ser mais propensos a isso acontecer talvez por conta das gangues, do problema das pessoas que se drogam e bebem, e acabam se concentram mais nessas regiões que em outras, pelo que pudermos ver e ate pelo que acompanhamos da mídia, mas os casos que aconteceram aqui que temos conhecimento como assaltos, mortes causadas por outras pessoas, ate hoje, são mínimos. 
     Se alguém for te assaltar, pra começar, na maioria dos casos eles terão uma faca como arma, e não uma arma de fogo como praxe no Brasil. Então, é so você não ficar de bobeira, sempre com os olhos abertos e pesquisar bem os bairros quando chegar aqui para escolher o melhor lugar que você julgar para você poder morar. 
      Essa eh a nossa dica pra vocês e espero que tenha ajudado =) Busque ai do Brasil um local conveniente pra vocês de inicio até se ajeitarem aqui nas primeiras semanas e ter esse tempo hábil de conhecer diferentes locais, para depois nao se arrepender ou ficar pingando de canto em canto. Quando chegar, converse com as pessoas que são daqui ou moram ha mais tempo, elas saberão te informar também.

Bom o post de hoje foi um pouco pesado, mas essencial para quem quer vir pra cá entender o que as pessoas de for a de Winnipeg veem a cidade, assim como as pessoas de dentro. Lembrando que eh impossível generalizar uma cidade tao multicultural como Winnipeg, mas é sempre bom estar informado ler e vivenciar para poder tirar sua própria opinião.

Se você perdeu os outros dois posts dessa serie, confira através do nosso índice e deixe sua opinião registrada, caso sinta vontade!!

Um forte abraco a todos e nos vemos no próximo post,

Aline e Igor

Um comentário:

  1. Recomendo assistirem a esse documentário também: https://www.youtube.com/watch?v=TlUcsKSbpNI

    ResponderExcluir

BRazuCAs por AI - Em Winnipeg © 2014