quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

BRazuCAs por AI em - Qualificação Profissional Canadense 3 - Interesses pessoais!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015
E ai galera

Tudo chuchu beleza =P

Quem ainda não conferiu não se esqueça de ver depois os posts Qualificação Profissional Canadense 1 e 2 que já lançamos a alguns dias atrás!!! É uma ótima forma de se adaptar mais rápido e compreender melhor a cultura relacionado a um novo emprego aqui em Winnipeg e também no Canada.

Se prepare para a vida profissional!!! Compreenda dentro e fora dessa bolha ;)
Mais uma vez estamos aqui e hoje para falar sobre interesses pessoais ou seja, vamos juntos descobrir por nós mesmos o que nos motiva e qual área do trabalho vamos buscar nos inserir.

Esse exercício seria de auto conhecimento!!! Obviamente cada um se conhece e sabe fazer as escolhas a partir disso... SÓ QUE NEM SEMPRE ;)

Então estamos aqui para ajudar vocês com essa atividade. Esperamos que cada um de vocês possam se conhecer melhor =D

Bom então bora lá!

INTERESSES

Um interesse é simplesmente a atividade que você gosta. Coisas que você faz porque gosta de estar fazendo isso ou aquilo...interesses prendem sua atenção...e são prazerosos para você!

Uma coisa é certa - provavelmente estaremos mais satisfeitos com o nosso trabalho se nele estiver incluído atividades que gostamos de fazer. Uma vez que você identificar seus interesses você pode seguir pela busca das possíveis opções de emprego.

Para ajudar a encontrar os  nosso interesses vamos responder as seguintes questões -->

Se você fosse escrever um livro sobre qual assunto seria?
O que você mais gosta de falar sobre?
Qual a sua matéria favorita na escola?
Você consegue visualizar uma empresa ou organização que gostaria de trabalhar?
Você sente que existe alguma carreira que é a sua cara? Liste duas ou três!
O que pode ser algo que te irrite? Você escolheria uma carreira que lhe traga raiva?
Você tem paixão pelo que?

VALORES DE TRABALHO

Valores de trabalho seriam as qualidades ou características dentro do ambiente de trabalho que são importantes para as pessoas.

Valores são aquilo em que você acredita...algo que você luta por!!! Se os seus valores vão em desencontro com aquilo que você faz no seu serviço são grandes as chances de você não sentir-se confortável e feliz com o que faz.

É importante identificar seus valores de trabalho e os considerar na escolha de sua carreira... vamos as perguntas -->

Qual a quantia que você gostaria de receber para aceitar o emprego?
O quão longe de casa você está disposto em se deslocar para chegar ao local de trabalho?
O quanto de liberdade nos horários você precisa para determinar sua própria agenda?
Você quer trabalhar com pessoas, coisas ou dados?
Que tipos de tarefas você está disposto a fazer?
O que você não aceitaria fazer de jeito nenhum? (ex. trabalhar seis dias na semana; trabalhar em uma companhia sem ética...)
Se lhe oferecessem um novo emprego para começar amanha quais seriam suas condições para considerar como sendo seu novo emprego?

HABILIDADES

Através das suas atividades com os trabalhos que já efetuou, escola, Hobbies, atividades sociais, trabalho voluntário, faça você mesmo e atividades de lazer você deve ter desenvolvido diversas habilidades... Experts e profissionais no assunto afirmam que todos tem por volta de 700 habilidades a nossa disposição.

Habilidades ou habilidades aprendidas são uma parte critica de cada um de nós. Quando você termina uma atividade ou um trabalho você leva para aprendizado da vida diversas atividades.

Muitas habilidades podem ser transferidas e utilizadas em diversas situações, de emprego a emprego, e de um campo ocupacional ao outro. Segue as questões -->

Você tem conhecimentos específicos que sabe e gostaria de usar na sua carreira?
O que você consegue faze facilmente que para muitos é algo difícil ou complicado?
O que as pessoas tem elogiado em você que podem te ajudar a escolher a melhor carreira para você?
Tem algo que você faz de forma automática e gosta muito de fazer e pode acrescentar em um novo emprego?

NECESSIDADES ECONÔMICAS

Antes de escolher um emprego é preciso determinar as suas necessidades economicas para saber se este trabalho ira suprir os seus gastos básicos! Para saber diso você precisa saber quanto é o custo de vida aqui em Manitoba mais precisamente em Winnipeg. Se quiser saber veja o nosso vídeo sobre o custo de vida que fizemos, tem detalhado quanto pagamos cada conta.

Isso vai determinar quantas horas e quanto por hora você e o seu parceiro(a) precisa trabalhar para atingir o necessário.

Lembramos que o salário minimo é de $10.70 por hora. O que é legal de considerar aqui também que há diversos trabalhos par time e isso pode te ajudar com uma renda extra ou complementar no mês.

Vamos considerar então primeiramente as fontes de renda. No caso o valor do salário e todo e qualquer dinheiro que você ganhar de rendimento de alguma conta ou de algum outra atividade que tiver.

 Depois coloque no papel as suas contas a pagar sendo elas principalmente -
Aluguel da casa;
Transporte;
Contas de água, eletricidade. aquecedor...;
Contas de internet, tv, telefone...;
Compras de alimentos do mês;
Compra de remédios se houver;
Gastos extras como por exemplo entretenimento, viagem;
Outros gastos como hobbies e gastos pessoais;

Por ultimo você fará a subtração do total que ganhou com os gastos. Se estiver suprindo o valor então o seu emprego é favorável suficiente fonte de renda para família.

AUTOGESTÃO DE HABILIDADES

Estas são as habilidades que você tem controle sobre si mesmo e fazem de você um melhor funcionário como por exemplo ser sempre pontual, estar entusiasmado com o trabalho que está desenvolvendo, ser independente nas decisões e poder auxiliar o máximo seus companheiros de trabalho... Isso fará seu chefe apenas rasgar elogios de você e isso só depende de você ser cada vez melhor!

Essas são as habilidades que mais do que as habilidades de conhecimento sobre um programa ou sobre como saber fazer bem algo, são as habilidades que provavelmente irão lhe trazer uma promoção e também são as que podem te demitir.

Por isso utilize desses atributos que qualquer um pode ter e pode aprender a utilizar para melhorar sua imagem de uma forma muito positiva ;)

FORÇAS

Seja hábil para identificar e definir suas forças. Você poderá identifica-las a partir das experiencias passadas e a partir das habilidades e interesses que lhe fazem bem.

Por exemplo uma pessoa que adora trabalhar com o computador e ou ja trabalhou nessa area e domina algumas técnicas pode considerar isso como uma força.

A pessoa que adora criar e demonstrar esse poder de criação através do seu trabalho (por exemplo desenhista, design de interiores, consultor de marketing, ...) podem colocar criatividade como sendo uma de suas forças.

O mesmo pode-se aplicar para um treinar, instrutor, conselheiro ou professor que pode identificar como força o treinamento de outras pessoas e até mesmo saber ensinar...

Isso vai lhe mostrar mais entusiasmo e também escolhendo algo que você já é forte e gosta de fazer fará com que você queira sempre aprender e se dedicar mais =D


Fica então galera bem claro que é muito importante se dedicar nesses 6 aspectos que passamos hoje para vocês, e só tem a acrescentar positivamente. Se for casado faça esse exercicio com seu parceiro que é muito legal. Cada um no seu papel e depois vocês vão"discutindo"... É certeza que terão muitas risadas hauhauhuhaua

Valeu galera, esperamos estar ajudando e que vocês estejam gostando =D

Fiquem ligados que em breve tem muito mais conteúdo que vai mais a fundo no assunto de qualificação profissional e mercado de trabalho!!!

Abraços e até loguin ^^

Aline e Igor

Um comentário:

  1. Muito legal o blog de vcs! Estou iniciando as pesquisas para dar entrada na imigração para Manitoba, bem no processo inicial. Continue assim. Parabéns!!!

    ResponderExcluir

BRazuCAs por AI - Em Winnipeg © 2014